Comprar calças chino por medida? – Definitivamente, sim. Saiba porquê.

Home | Comprar calças chino por medida? – Definitivamente, sim. Saiba porquê.

Rose foi nome de navio pertença da Companhia das Índias Orientais que, fundeado na Baía de Begala, acolheu a bordo o nascimento do Major Tenente Sir Harry Burnett “Joe” Lumsden (12 Novembro 1821 – 12 Agosto 1896) . É este o homem que por forma a camuflar as calças brancas de lã do uniforme , irá usar uma mistura de café, caril e amoras para tingir as calças. Conseguiu um tom de tintura a que se chamou de khaki – na língua local significa poeira – que se adaptava muito bem às características de teatros áridos. O termo khaki, que se refere a um tom de tintura têxtil aplicada num twill ou sarja de algodão, irá mesclar-se com o termo chino’s que tem origem na guerra hispano americana das Filipinas em 1898, onde as tropas americanas compravam as calças de algodão khaki a chineses aos quais os hispânicos chamavam de chinos.

Estamos então a falar de linhagem quando nos referimos a um ícone com quase dois séculos de idade. Respect!

De calça de dianteiro liso, evolui para 4 bolsos e daí para as mais variadas interpretações de estilo pelos maiores nomes da moda dos últimos 100 anos. Competindo desde os anos 50 com um rival de peso, as blue jeans, a chino’s, que manifesta o seu caráter no espectro do beige, passou a admitir todo o tipo de cor, depois do boom colorido na Europa dos anos 80 com a five pocket Benetton, mas é nos tons beige e pedra que a chino’s afirma a sua versatilidade em termos cromáticos como que quase o casamento perfeito com a maioria das cores a conjugar e em termos de performance, em terra, mar ou ar, tem prestações de usabilidade praticamente imbatíveis.

A chino’s passou dos armazéns militares, às grandes casas de distribuição e às marcas internacionais de ready wear, como Ralph Lauren, Tommy Hilfiger e outros, mas é na sua chegada ao mundo do made to measure que a chino’s irá encontrar-se verdadeiramente com o homem, cada homem e cada mulher, como um humano, na sua individualidade. Quer isto dizer que o chino’s evoluiu do “all fit” para o “brand fit”, para o “regular fit” e “slim fit” encontrando-se agora no podium exclusivo do “my fit” com todas as opções em aberto para que que se afirme que esta é a minha chino’s, e a minha chino’s não foi comprada como um kilo de algo mas feita à ordem do que cada um pretende.

A calça chino’s feita por medida para além de ter a cintura certa, a curvatura de anca e glúteos cestos, a curvatura de joelhos e a largura de perna justa e a largura de boca preferida do cliente, o que garante uma vestibilidade perfeita, apresenta ainda a possibilidade de personalização com opções que permitem a escolha de botões, tipo de bolsos, tipos de pespontos, cores das linhas de contraste, largura e numero de presilhas para cinto ou a opção de cós tipo jackpant com cordão, de escolha de forros para os bolsos e bordado que assina com as iniciais do cliente, entre outras.

 

Se estas características não fossem por si só suficientes para a opção do made to measure ou chino’s feitos à medida de corpo e estilo, a cereja no topo do “bolo” é o que realmente aporta de possibilidades as opções de tecidos, cores e padrões. Pode parecer estranho a mistura destes três elementos mas vamos descodificar e assim abrir um pouco mais a porta do vestir com a atitude, de “feito à medida”, e entender como é possível numa peça tão quotidiana como a chino’s, quiçá até vulgar, aportar exclusividade e mais que isso, autenticidade.

Para o gosto mais ligado às raízes as opções de algodão incluem possibilidades de peso e acabamento que vão do ligeiro panama wash effect , à sarja leve de verão, como às sarja mais generosas de peso para o tempo frio ou para performances mais exigentes. As opções de excelência permitem a escolha de algodões comuns às misturas de algodão com poliesteres e elastano quando se pede performance, ou de algodões e fibras nobres como a caxemira para um uso mais ligado ao sensorial e sofisticado.

Todas estas opções de tecidos são sortidas nas cores disponíveis onde ao sempre presente espectro do beige que vai do “pedra” ao “quase verde” se juntam azuis, castanhos, e expressivas cores quentes para algo mesmo diferente. Se assim for, já é bom, mas as opções vão para lá dos algodões e uma opção de chino em tecido aflanelado ou em calvary twill é algo que destaca, distingue e define um espírito sofisticado e criativo.

Falar em algo de criativo remete-nos para aquele que, para além da elegância e sofisticação, quer também afirmar algo de irreverente acerca de si e questiona-se por forma a rasgar horizontes: “ E porque não umas chino’s em tartan escocês ou “príncipe de gales “? Uma risca larga ou um xadrez mediterrânico?”

As razões para umas chino’s por medida são estas e, ela própria, um excelente primeiro passo para quem quer inicia-se no mundo da alfaitaria moderna do made to measure. De igual forma o são para o próximo passo de sofisticação para todos aqueles, como os nossos clientes, que já dominam o conceito de “mandar fazer um fato”, que aprenderam do passado e reencontraram no presente, cultivando-o mais porque expandiu e hoje pode-se “mandar fazer” qualquer item de vestir, até a popular chino’s ganhou estatuto de one of a kind.

Algumas inovações nos chino’s suMisura são a escolha disponível em vários tecidos para além do algodão, a bainha especial para sapatos casual e o arrojado cós gurkha.

 

chino-2
AGENDAR VISITA
close-icon

AGENDAR VISITA