Conheça tudo sobre fatos de casamento
Não há casamentão… há casamentaço!
As normas governamentais de desconfinamento apostaram num casamentinho. A nossa proposta é um casamentaço, dentro das normas da lei!
2021 vai ser o ano dos noivos mais bonitos e elegantes, e aos padrinhos vai caber esse papel transformador de investir um pouco mais nos nubentes, enquanto se poupa na boda.
A cerimónia do casamento chama por algo diferente, elegante e elevado. No caso masculino, existem algumas regras de dress code cerimonioso para homens, a saber:
Fraque ou morning suit… e está tudo dito. O fraque usa-se em cerimónias realizadas até à hora do chá, isto é, até à 17h. É o nosso fato de dia elevado à cerimónia. Admite qualquer tipo de tecido, cor e padrão desde que se respeite o tradicional corte do casaco. O mais usado é o fraque antracite, com colete cinza claro e as calças de risca de fantasia. A camisa de colarinho clássico, com ou sem peitilho, plissado, gravata, o sapato preto. No entanto, esta é apenas a combinação mais comprada, pois garante o seu uso em outras cerimónias posteriores, em que a simples troca de cor do colete e da gravata poderão fazer a diferença. Na verdade, a panóplia de possibilidades é imensa e basta espreitar as cerimónias matutinas em Inglaterra, como as corridas de cavalos em Ascot, por exemplo, para compreender algumas das inúmeras possibilidades de usar um fraque. Dress code é morning suit.
O smoking e o tuxedo. O smoking, fato de duas peças onde a banda do casaco é de veludo, cetim ou shantung de seda, é, geralmente, preto ou azul meia noite, mas admite outras cores, sendo a calça de bolsos nas costuras e com banda de seda na lateral. A camisa pode ser de colarinho clássico ou de pontas viradas, e a faixa e o laço compõem o conjunto. Importado de França, o smoking foi apresentado como tuxedo nos EUA e numa versão de casaco diferente das calças, tomando o nome de dinner jacket. Na verdade, o dinner jacket é a versão que oferece maiores opções e aceita tecidos nobres a nível do casaco, com brocados de seda em padrões de xadrez, riscas, paisley e outros. Usa-se em cerimónias depois das 17h e corresponde ao dress code gravata preta.
A casaca ou as abas de grilo. Quando a cerimónia é a mais elevada da ordem social, é a casaca que deve ser usada. Cerimónias de Estado e outras manifestações de regência (como os maestros que “regem” as orquestras) obrigam a este attire que não admite alterações – ou estaremos a subverter a ordem. A casaca, em barathea ou alpaca preta, tem abas de grilo e a sua frente não abotoa. A calça tem sempre duas faixas de cetim pretas. A camisa com colarinho de pontas dobradas é sempre branca e, de preferência, num tecido cujo ponto se assemelhe ao do colete. Este, também branco, apenas tem frente, sendo as costas constituídas por elásticos. O laço é igual ao tecido do colete. O dress code é gravata branca.
O froc. Originário do nosso fraque, o froc é um antepassado vitoriano do nosso atual paletot e há algum tempo adotado para casamentos e festas. Trata-se de um paletot ligeiramente mais comprido do que o habitual e de traseiro redondo. Inclui elementos de todos os exemplos acima listados, sendo versátil, tal como o dinner jacket, para poder ser utilizado com maior criatividade no jogo de tecidos, padrões e cores.
Last but not least, o vestuário de cerimónia deve ser feito à medida para respeitar o fitting de cada corpo. Em fatos para eventos sofisticados, é desaconselhado o aluguer, e o pronto a vestir é um desafio. Na suMisura, o nosso processo de especialidade é made to measure, garantindo que o seu fraque é feito à medida.
A roupa de alfaiataria oferece modelos para casamentos na praia ou no campo, ou até a possibilidade de vestir os padrinhos de igual. Para complementar o visual, não dispense os acessórios ou sapatos personalizados ao seu gosto. Os nossos mestres irão assegurar que o modelo é feito à medida e apropriado para a ocasião.
Se a mulher mais linda de todo o mundo é a noiva, que este ano o mais galante seja o noivo. Que o casamento seja um casamentaço de bem-vestir e elegância, um casamentinho enorme de amor, bom gosto e moda, para mais tarde recordar.